quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Diversidade

Na aula de hoje, enquanto os debates aconteciam, eu pensava em uma forma diferente de registrá-la no diário. Os debates começaram, polemizaram, terminaram e nenhuma ideia legal surgiu. Realmente não foi meu dia de ideias mirabolantes. Cheguei em casa, liguei o computador e, é claro, fui checar os comentários no facebook que para minha surpresa, me deu um diário prontinho. 
Falamos hoje do "eu e o outro compartilhando diferenças, construindo identidades". Pois bem, vejam que curioso, ou melhor, que feioso esse compartilhamento. 

"Aconteceu na Tam, pessoal, é verídico !!! Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo. - Qual o problema, senhora? - pergunta a comissária... - Não está vendo? - respondeu a senhora; vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira. - Por favor, acalme-se - disse a aeromoça; infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível. A comissária se afasta e volta alguns minutos depois. - Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe. E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua: - Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável. E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu: - Portanto senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe.. E todos os passageiros próximos, que, estupefatos assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé."

Chocante, né?! Eu também achei. Não posso afirmar a autenticidade desse acontecimento, mas independente disso, achei interessante traçar um paralelo entre o exposto e o nosso bate-papo de hoje. 
Como aprendido neste dia, somos frutos das relações interpessoais, necessitamos do convívio social para nos educarmos mutuamente.Precisamos do contato com as diferenças para que nos tornemos respeitadores, tolerantes, livres de preconceitos. Infelizmente o texto compartilhado aborda em alguns momentos o contrário do que deveria ser valor de todo ser humano mas que egoísmos e hierarquias impostas extinguem das práticas sociais. Enquanto aspirantes a educadores e principalmente como seres humanos, precisamos mediar um convívio harmônico entre nós, pois as ações de hoje refletirão nosso amanhã.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário